Por que investir em pessoas é tão importante para as empresas?

COMUNICAÇÃO INTERNA

Pessoas movimentam a engrenagem do âmbito corporativo, fazem acontecer e são a alma da empresa. E claro que para contratá-las são levadas em consideração, características e especificidades que vão de encontro ao negócio em questão. Expertise, proatividade e eficiência são algumas das qualidades que determinam adequação à ocupação dos cargos.

Mas será que esses adjetivos são suficientes para sustentar um projeto a longo prazo?
Será que aquele habitual tapinha nas costas é realmente fonte de motivação para que funcionários mantenham elevadas as taxas de produtividade?

Obviamente, não!

Para que empresas continuem prosperando ou ainda, alavanquem resultados, é fundamental destinar uma verba à capacitação desses colaboradores com a finalidade de tornar significativo o investimento em pessoas, treinando-as, desenvolvendo-as e, consequentemente, elevando os padrões da organização a outro patamar.

Investimento no desenvolvimento do time: atitude estratégica! 

Um time que atua com assertividade nem sempre é um time motivado.
Há uma grande diferença entre cumprir obrigações cotidianas e sentir-se realmente parte daquele contexto.
Para vestir a camisa da empresa, colaboradores precisam sentir que pertencem àquele cenário, o que difere, e muito, de sair todo dia do trabalho com a sensação de mais um dever cumprido.
Colaborador engajado é aquele que sabe que está sendo visto, que entende sua importância a partir da valorização que a empresa lhe demonstra. E nada é mais certeiro do que superar suas expectativas, promovendo-lhe aprendizagem e capacitação.
Apostar em treinamento e desenvolvimento de pessoas é estender a realização particular do profissional à esfera coletiva da empresa, propagando determinação, foco, superação de obstáculos e tornando abrangente o senso de trabalho em equipe.
Consequências que são positivas demais para quantificar a capacitação enquanto custo e não a qualificar como investimento.

Entenda mais sobre os benefícios de treinar e desenvolver equipes 

Tudo que vai, volta!

Empresas que mantém o funcionário como foco central (além de seus clientes, é claro) e o desenvolve com excelência, certamente, terão retorno garantido.
Veja quais:

– Clima organizacional: As pessoas passam mais tempo no trabalho do que junto aos seus familiares, até mesmo em home office. Um colaborador motivado, trabalha feliz e mais disposto, transmitindo esse sentimento às suas ações e otimismo aos seus colegas, o que resulta em produtividade mais construtiva.

– Aprimoramento de performance: Aperfeiçoar as técnicas relacionadas a cada função, eleva o desempenho das atividades relacionadas e entrega a futuros cargos da empresa, funcionários evoluídos e aptos às suas ocupações.

– Posição de destaque: Na corrida incessante por resultados, é preciso estar sempre à frente da concorrência. E nesse processo competitivo, leva a melhor aquela empresa que prepara seus profissionais e que retém seus talentos.

– Conquista de metas: Times motivados e confiantes trabalham na direção de um mesmo propósito. Metas estabelecidas são mais fáceis de serem alcançadas a partir do momento em que a empresa prepara os envolvidos de forma objetiva e ininterrupta.

Engajamento: tudo faz parte de um ciclo! 

Não adianta dar murro em ponta de faca ou ficar tocando na mesma tecla.
Se uma empresa quer aumentar o engajamento de seus colaboradores, deve fazer por onde.
A evolução parte da quebra de paradigmas. Modelos de negócio engessados não competem mais no mundo em que vivemos.
Tornar um funcionário, parte do todo ao qual ele se dedica, é oferecer-lhe a oportunidade de permanecer e de crescer junto à organização.
E ter na companhia, profissionais que contam uma história, é estar certo de que todas as partes vêm realizando um excelente trabalho em conjunto.
Esse sim, é o verdadeiro engajamento de mão dupla

Então, mãos à obra e upgrade para todos

Treine, desenvolva e evolua seu negócio, investindo no bem mais precioso e diferenciado que sua empresa possui: o colaborador!
Cresçam mutuamente em uma jornada edificante e instrutiva, conduzindo sua empresa e seu time, ao sucesso.

Conte com endoo, a plataforma EAD para treinamento corporativo completa pra quem administra, simples pra quem visita. Ideal para as áreas de RH, comunicação interna e marketing de diferentes segmentos que desejam acelerar o engajamento, a capacitação e o desenvolvimento de carreiras profissionais.

CURTA ESTE ARTIGO

COMPARTILHE

Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp

Artigos relacionados

COMUNICAÇÃO INTERNA

Quando valorizamos um colaborador, reduzimos o número de demissões e toda a empresa ganha, aumentando o engajamento e a motivação entre a equipe. Essa afirmativa faz sentido dentro da sua organização? Se a resposta for negativa ou você pensou muito para responder, é hora de refletir sobre a importância

TENDÊNCIAS

Qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, ao contratar um profissional, espera total dedicação, empenho e eficiência em suas tarefas. Porém, o combo salário + benefícios no quinto dia útil do mês não basta. É necessário fornecer meios para que essa motivação aconteça, seja com uma

ENDOMARKETING

Quando uma empresa nasce, nasce também com ela suas regras, valores e estratégias próprias. E como manter uma equipe interessada com tantas obrigações? Com um endomarketing eficaz. O endomarketing, ou marketing interno, é um conjunto de ações de marketing voltadas ao público interno da empresa. Seu objetivo é fortalecer

COMUNICAÇÃO INTERNA

Pessoas movimentam a engrenagem do âmbito corporativo, fazem acontecer e são a alma da empresa. E claro que para contratá-las são levadas em consideração, características e especificidades que vão de encontro ao negócio em questão. Expertise, proatividade e eficiência são algumas das qualidades que determinam adequação à ocupação dos

Sucesso!

A partir de agora você receberá conteúdos exclusivos para ficar por dentro das novidades do seu segmento.